Bebidas
Definir o tipo e calcular a quantidade de bebida para casamento que será servida em uma festa não é uma tarefa fácil, já que depende de vários fatores. A seguir, listaremos alguns itens importantes que devem ser levados em consideração.

 

A duração da festa de casamento conta muito para calcular a quantidade de bebida. Em uma festa animada que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais! No caso de um almoço ou jantar, é preciso estabelecer se haverá ou não coquetel. Se sim, a bebida deverá acompanhar os petiscos. Outro fator que deve ser levado em consideração é a quantidade de jovens, homens e mulheres. Em geral, os jovens bebem mais do que as pessoas mais velhas e os homens bebem mais do que as mulheres.

Para as crianças, o calculo deve ser feito desta forma: para cada duas crianças, conta-se bebida como de um adulto. A estação do ano também deve ser levada em consideração. No verão, bebidas como água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas. No inverno, o consumo de vinho será maior.

 

A variedade também é um fator importante. Se houver apenas refrigerante, cerveja e água (geralmente inclusos no preço por pessoa do buffet), a quantidade consumida destas bebidas será bem maior do que em uma festa onde houver também champanhe, vinho e uísque.

E, por último, é preciso observar o tipo de festa que os noivos querem oferecer aos seus convidados. Em uma festa animada por uma banda que tocará até altas horas da madrugada, o consumo de água e outras bebidas será bem maior do que em um jantar ou coquetel mais tranqüilo.


Para saber calcular aproximadamente a quantidade de bebida por pessoa, veja o exemplo abaixo:

  • Uma garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas quando este for servido durante um almoço ou jantar.
  • Uma garrafa de vinho para cada 2 pessoas quando este for servido durante um coquetel.
  • Uma garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.
  • Uma garrafa de champanhe para cada 8 pessoas quando este for servido apenas na hora do brinde.
  • Um litro de uísque serve 10 pessoas.
  • Em uma festa onde haverá apenas cerveja, refrigerantes e água, calcule 1 garrafa de cerveja por convidado (600ml).
  • Em uma festa onde haverá também vinho tinto e branco, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados.
  • Em uma festa onde haverá vinho tinto, branco e uísque, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados.
  • Calcule 400ml de refrigerante por pessoa em uma festa onde haverá também outras bebidas e 600ml por pessoa em uma festa onde haverá apenas refrigerantes e água.
  • Calcule 200ml de água mineral por pessoa.
  • Calcule uma garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados.



Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Facebook
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.